Rádio JOVEM PAN

90.5. Jovem Pan Venâncio Aires

Ouvir

Pop / Rock Nacional

Pato Fu

Biografia

Biografia O Pato Fu foi formado em setembro de 1992, composto por Fernanda Takai - voz e violão, Ricardo Kóctus - baixo, Xande Tamietti - bateria e John - voz e guitarra. Todos os integrantes da banda já tinham tocado em outros grupos e se conheceram na loja de instrumentos de John, a Guitar Shop . John, por sinal, é o líder da banda e também o mais experiente. Durante 9 anos (de1982 a 1992), ele tocou e cantou num grupo chamado "Sexo Explícito". Depois de formado o Pato Fu, a banda partiu para a gravação de uma fita demo e passou a fazer uma porrada de shows em faculdades, bares e clubes de Minas Gerais - até que foi descoberta pela galera da Cogumelo Records. Em abril de 1993, Fernanda Takai e companhia gravaram o seu primeiro álbum, "Rotomusic de Liquidificapum". O nome bizarro do cd quer transmitir ao público que a música da banda é um MIX de influências e estilos. O cd é lançado em agosto. "Rotomusic Liquidificapum" é bem recebido para um disco de estréia. Tanto é, que no começo de 1994, a banda já iniciava negociações de contrato com uma gravadora maior, a BMG. O contrato saiu em abril daquele mesmo ano e a banda começou a preparar o seu segundo disco, "Gol de Quem?" (lançado somente em 1995). Esse disco é uma mistura de pop, rock, música eletrônica e até mesmo passagens de músicas sertanejas e de baladas italianas -- tudo regado com muito bom humor. Em agosto de 1995, na apresentação do 1º MTV Video Music Awards Brasil, o Pato Fu, com a música "Sobre o Tempo", levou pra casa o prêmio de "Melhor Artista/Banda Revelação". No ano seguinte, o grupo lançou o seu terceiro trabalho, "Tem Mas Acabou". O disco, mais pesado que os anteriores, também vendeu bem. O videoclipe de "Pinga" apareceu direto na programação da MTV. Em 1998, saiu o álbum "Televisão de Cachorro". Com esse CD, finalmente o Pato Fu conseguiu aumentar bastante a sua popularidade e ter um espaço maior nas rádios. Quem nunca ouviu as músicas "Antes que seja tarde", "Canção pra você viver mais" e a versão de "Eu Sei", da Legião Urbana, na voz de Fernandinha Takai? "Isopor", lançado em 1999, também está fez sucesso. A música "Depois" não parou de tocar nas rádios, confirmando o fato de que os mineiros do Pato Fu são mesmo uma grande banda. Em 2001, a banda reaparece com o lançamento do CD Ruído Rosa. Este traz a regravação de "Ando Meio Deslaigado".

Curiosidades

Curiosidades · Os nomes verdadeiro dos integrantes do Pato Fu: Fernanda Takai - Fernanda Barbosa Takai Ricardo Koctus - Ricardo Lunardi John - João Daniel Ulhoa Xande - Alexandre Tamietti Coutinho · Pato Fu é uma "luta marcial" entre patos. O grupo escolheu esse nome, porque, além de gostar do nome, em português, faz uma referência ao oriente, e não remete a nenhum estilo musical. · Antes de cantar no Pato Fu, Fernanda Takai fazia parte da banda "Data Venia", de 1988 à 1992. Também cantou na "Sustados por 1 Gesto", em 1991, que mais tarde seria o embrião do Pato Fu. · Fernanda Takai é formada em Comunicação pela UFMG. Ela fundou a empresa DMJ de comunicação visual, responsável pelas capas dos dois primeiros CDs da banda, "Rotomusic De Liquidificapum" e "Gol De Quem?", mas se desligou dos negócios em 1994 para se dedicar somente à música. · Fernanda Takai nasceu no Amapá. · Antes de tocar no Pato Fu, Ricardo Koctus tocou na "Naúplio", em 1991 e 1992. Entrou para a banda "Sustados Por 1 Gesto" pouco antes da banda passar a se chamar Pato Fu. · Antes do Pato Fu, John tinha uma loja de instrumentos musicais, a Guitar Shop (local onde os integrantes do Pato Fu se conheceram). · A primeira banda de John foi "Sexo Explícito", que durou de 1982 a 1991. Tocou paralelamente em várias outras bandas mineiras no período de 1983 a 1989, entre elas a "Divergência Socialista". John também fundou a banda "Sustados Por Um Gesto". · Antes do Pato Fu, Xande tocou nas bandas "Brigitte" (de março de 92 até o 1º semestre de 93) e "Dib Six" (final de 93 até Dezembro de 1995). · O primeiro video clip da banda, ao contrário do que muitos pensam, foi O Amor em Carne e Osso - uma raridade que não chegou a ser veiculada na mídia, porque continha cenas de desenhos da Disney e que não foram liberadas... · O Pato Fu venceu na categoria Melhor Artista/Banda Revelação no 1º MTV Video Music Awards Brasil/95, com a música "Sobre o Tempo". · Começando pelo próprio nome tirado das tiras do Garfield, a banda identifica-se muito com o mundo das histórias em quadrinhos. · Cada integrante tem seu desenho preferido...a Fernanda por exemplo adora Pinky e Cérebro. John é fã de Calvin e Hobbes. · Outra diversão do Pato FU: nas horas vagas eles adoram um vídeo game ou um jogo de computador. · Fernanda adora Mário Bross & sua turma. · John é fera no GP do seu computer... · O bicho de estimação da Fernanda é o cachorrinho Totó.

Discografia

Discografia · Rotomusic Liquidificapum (1993) · Gol de Quem? (1995) · Tem Mas Acabou (1996) · Televisão de Cahorro (1998) · Isopor (1999) · Ruído Rosa (2001) · MTV ao Vivo - no Museu de Arte da Pampulha (2002) · Toda Cura Para Todo Mal (2005) · Daqui pro Futuro (2007)

Pato Fu

Pato Fu

Fonte: None

Pato Fu

Pato Fu